Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997 – UFRGS, Brasil), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999 – UFRGS, Brasil), doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2003 – UFSM, Brasil) e titulação de Especialista em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (2008 – CBCAV, Brasil). Atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS), Professor do Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária (PPGMV) da UFSM, colaborador do Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jessús Usón (CCMIJU – Espanha), bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ 2) e Pós-doutorando no CCMIJU pelo CNPq. Foi Presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária (CBCAV) por duas Gestões (2013-2016). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica e Técnica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia laparoscópica, NOTES, LESS, cirurgia toracoscópica, cirurgia reconstrutiva, endoscopia, microcirurgia, cirurgia experimental e cirurgias convencionais em diferentes especialidades.

Resumo da(s) Palestra(s)

Palestra 1 – OVE & OVH por Videocirurgia

Várias publicações demonstram as vantagens da videocirurgia na realização de ovariectomia (OVE) e ovariohisterectomia (OVH) em cães e gatos, incluindo menor produção de estímulo álgico, menor estresse pós-operatório e menor resposta inflamatória, entre outras. Nessa palestra serão mostradas as diferentes abordagens videocirúrgicas para a realização desses procedimentos, incluindo a cirurgia laparoscópica com 2 ou 3 portais, a cirurgia videoassistida com 2 portais, cirurgias por acesso único (LESS) ou transluminal através de orifícios naturais (NOTES), com único portal abdominal (NOTES híbrida) ou sem quaisquer incisões abdominais (NOTES pura).

Palestra 2 – Cirurgia Laparoscópica do Trato Urinário

A cirurgia laparoscópica é uma excelente ferramenta diagnóstica e terapêutica em doenças do trato urinário de cães e gatos que cada vez mais vem ganhando adeptos na Medicina Veterinária. Nefrectomias radicais, nefrotomias, ureterolitotomias, cistotomias para cálculos volumosos, cistotomias videoassistidas e ureterostomias pré-púbicas estão entre os procedimentos indicados em abordagens minimamente invasivas.

Palestra 3 – Toracoscopia & VATS: solucionando problemas com pouca invasão

A cirurgia toracoscópica e a cirurgia toracoscópica videoassistida (VATS) possibilitam o diagnóstico e o tratamento de variadas afecções torácicas em pequenos animais, oferecendo reduzida lesão de acesso, menor estímulo álgico e mais rápida recuperação pós-operatória. Serão abordadas algumas de nossas cirurgias de rotina realizadas por esses acessos, incluindo biópsias pleurais e pulmonares, pericardectomias, lobectomias videoassistidas, linfadenectomias e oclusão do ducto torácico.


Voltar